quinta-feira, 13 de outubro de 2011

HDs, como são e qual seu futuro?


O Disco Rígido, ou HD (Hard Disk) uma das peças vitais de um computador. Há vários tipos e tamanhos no mercado atual, 80GB, 160GB, 1TB, 2TB. Você talvez não soubesse mais o primeiro HD foi o 305 RAMAC (Random Access Method of Accounting and Control) com seus incríveis 5 MB. Hoje você teria dificuldades com um HD de 80GB.


Hoje os HDs estão ultrarrápidos e com alta capacidade, e como já não bastasse o seu sucessor, e o sucessor do sucessor já estão vindo. Não intendeu? Então vamos fazer uma pequena analise.


  • HD atuais:
Os HDs atuais tem, ou HDD, em sua maioria, partes mecânicas, ou seja, usa movimentos físicos para funcionar. Isso quer dizer que se o HD sofrer um trauma, ele poderá danificar o prato, a parte principal do HD, podendo inutilizar o HD.

Prato e Motor: o prato é onde é armazenado os arquivos, o motor serve simplesmente para girá-lo.
Braço: é um condutor de informações. Nele se encontra a cabeça de leitura e gravação, que fica na sua extremidade.
Atuador: é a peça que movimenta o Braço.
Parte Lógica: é a parte que recebe as informações do processador e transforma em movimentos.
Existem os barramentos, IDE e SATA, padrões no mercado.



  • SSD:

Os HDs SSDs estão ganhando espaço no mercado, por suas vantagens como o peso, durabilidade e velocidade. Os SSDs são mais rápidos e mais duráveis que os HDs atuais por não usar partes mecânicas. Ele é formado por vários chips de memorias no lugar do prato, contatos de ouro no lugar do braço. Também o modo como ele acessa uma informação é bem mais rápida, por que o HD comum tem que ler de uma extremidade a outra para encontrar uma informação, enquanto o SSD já tem tudo pronto. E por não conter partes mecânicas, ele é totalmente silencioso, economiza energia e pode ser movimentado, até mesmo balançado, durante o uso, algo importante para notebooks, tablets, smartphones e etc. O SSD pode até mesmo resistir a uma descarga eletrica de 2000 Hz. A Samsung, uma das maiores fabricantes de HDs, fez um vídeo comparativo onde coloca HDs comuns e SSDs em testes de resistência, durabilidade e consumo de energia, confira:







  • Memristor:
Ainda sabe-se pouco sobre o memristor, mas o que já se sabe é de animar. Essa é um tipo de nanotecnologia que promete muito. Os cientistas esperam criar uma memória para subistituir a memória RAM e, se conseguirem fazer o memristor fazer cálculos lógicos, substituir também até o processador. Mas isso está um pouco longe de acontecer. A HP diz que irá lançar uma memória baseada no memristor em 2015, mas como isso afeta o HD? Simples, se o memristor mostrar-se viável, o que as pesquisas afirmam que sim, com certeza teremos HDs com memristores. Para se ter uma ideia da capacidade do memristor, 1cm² de memristor é capaz de armazenar 125 MB, então um HD baseado no memristor que tenha o tamanho de um SSD, seria capaz de armazenar 1,5 TB. 


17 memristores, 1 memristor tem cerca de 50 nm,
ou seja, 200 átomos.


Gostou das novidades sobre o HD? Então não custa nada comentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente algo relacionado ao artigo ou sugira um tema para um novo post.