sábado, 26 de fevereiro de 2011

Desfragmentação de disco, é realmente necessária?

Com certeza você já ouviu falar sobre desfagmentar o disco, porque o sistema fica mais rápido, aumenta performance e tudo mais. Mas quando foi desfragmentar, viu que iria demorar muito e cancelou o processo de desfragmentação. Mas será mesmo necessário a desfragmentação de disco? Infelizmente, sim, ajuda muito o sistema, principalmente se o seu sistema for Windows. Windows tende fragmentar mais  arquivos que os outros sistemas. Agora vejamos porque os arquivos são fragmentados:

Imagine que o seu computador acaba de ser formatado. Você instala alguns programas e três jogos, mas nada é desinstalado.  Veja como estaria o seu Disco Rígido:


O Disco Rígido está totalmente organizado. Mas você decide deinstalar o 'Jogo 1', 'Software 1' e o 'Software 3'. Veja como fica o seu Disco Rígido agora:


Seu Disco Rígido parece estar faltando partes, ele está com algumas lacunas. Mas agora você instala um outro jogo maior que o 'Jogo 1' que você desinstalou. Veja como seu Disco Rígido fica:


O Sistema Operacional (no caso o Windows) repartiu, quebrou, fragmentou virtualmente seu jogo porque ele não coube no espaço deixado pelo 'Jogo 1'. O Windows prefere fragmentar os arquivos do 'Jogo 4' para poupar espaço em disco. Agora se passaram se meses, sem nenhuma desfragmentação, veja como seu Disco Rígido ficaria:


O Disco Rígido está muito fragmentado. A utilização de aplicativos nesse disco ficaria lenta, por que o inicio do aplicativo é aqui, depois tem que buscar a outra parte, e a outra parte...  Mas agora você resolve desfragmentar o seu Disco Rígido. Veja como ele ficaria:



Veja que os programas são os mesmos, os jogos são os mesmos e o espaço livre é o mesmo, mas agora eles  estão inteiros e organizados. O Windows agora pode executar um programa sem precisar buscar outra parte dele.

Com qual Disco Rígido, na sua opinião, o Windows trabalhará melhor?

* Imagens de: www.baixaki.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente algo relacionado ao artigo ou sugira um tema para um novo post.