quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Placas de Vídeo, é realmente a principal peça para jogos?

As placas de vídeo, ou aceleradora gráfica, é usada para gerar imagens no monitor. Como os jogos recentes tem gráficos realísticos com jogabilidades diversas, eles tendem a precisar de um computador mais moderno. As placas de vídeo são responsáveis por fazer cálculos para o vídeo, misturar imagens e polígonos, aplicar molduras e etc. Como exemplo veja essa imagem do Medal Of Honor Allied Assalt:

 
As informações que foram mandadas para a placa de vídeo foram basicamente essas:


Essa é a função da placa de vídeo, ela transformou  a imagem básica na imagem de cima.

Mas quem é que manda essa imagem para a placa de vídeo processar na outra? O processador. O processador é o hardware que executa o jogo ou qualquer outro tipo de programa. Ele é  quem "lê" o jogo e distribui as informações para a memória RAM e a placa de vídeo. Tendo um bom processador, você terá um bom resultado nos jogos. No entanto, ter uma placa de vídeo boa com certeza aumentará o desempenho do seu computador com relação a jogos. Você já notou que na maioria dos requerimentos básicos para um determinado jogo os fabricantes sempre dão preferência ao  melhor processador ao invés de uma placa de vídeo boa? Por exemplo, de acordo com o site 'Guia do PC' os requerimentos para o jogo Crysis Warhead são:

CPU: Intel Pentium 4 2.8 GHz (3.2 GHz para o Vista), Intel Core 2.0 GHz (2.2 GHz no Vista), AMD Athlon 2800+ (3200+ no Vista) ou superiores;


Memória de vídeo: 256MB;

Confira a lista completa clicando aqui.

Crysis Warhead é considerado por todos um dos melhores jogos do ano, e a EA Games diz que ele requer apenas 256 MB de memória de vídeo e mais de 2.0 GHz de processador.

Conclusão:

Muito benéfico uma boa placa de vídeo, mas é bom dar preferência a um bom processador por ser o principal hardware do computador.

3 comentários:

Comente algo relacionado ao artigo ou sugira um tema para um novo post.